Corte de Cabelo com Navalha - WFHair

Por muito tempo, a navalha foi vítima de preconceito. Muitas pessoas acreditavam que o corte com navalha causasse as temidas pontas duplas, o enfraquecimento e a quebra dos fios. Mas hoje essa história já foi desmistificada. Esse problema só ocorre se a lâmina não estiver afiada o suficiente para realizar o corte, pois neste caso, ao invés de cortar, o instrumento vai rasgar a fibra, deixando as madeixas com aspecto quebrado.

O fato é que a ferramenta já invadiu os salões de beleza e é a preferida das meninas que sabem o poder de ter um corte desfiado.

Mas qual é a finalidade de realizar um corte com navalha?

Ao contrário do que dizem, o corte com navalha serve para dar mais força e deixar as pontas dos cabelos mais grossas, já que é capaz de retirar toda massa danificada. Sem contar que os cortes feitos com a ferramenta deixam os fios desiguais, dando um caimento mais bonito às madeixas e emoldurando melhor o rosto.

A navalha é a ferramenta ideal para dar movimento e leveza aos fios, pois ela consegue tirar até três vezes mais o volume do cabelo que a tesoura. Atualmente é muito usada pelos cabeleireiros que desejam cortes mais desconexos.

Qualquer pessoa pode cortar o cabelo com navalha?

Corte com Navalha | WFHair

No Brasil, nós vivemos uma miscigenação, uma mistura racial, onde as pessoas, muitas vezes não conhecem suas origens, e dessa forma, sentem um pouco de dificuldade em encontrar a melhor técnica para cortar o seu tipo de cabelo, porém, o corte com navalha consegue dar vários efeitos, dependendo do seu tipo de cabelo.

Esse tipo de corte é mais indicado para quem tem os cabelos grossos, como orientais e índios, pois oferece leveza e balanço aos fios pesados, e em alguns tipos de cabelos ondulados. Em cabelos lisos e grossos por natureza, os cortes desfiados aparecem com mais facilidade, já em alguns tipos de ondulados, o efeito do corte desfiado só irá aparecer quando os cabelos estiverem escovados, sendo sempre importante passar essa informação ao cliente, para que não haja frustração quando o cabelo estiver natural.

Quem tem pouco volume ou possui as madeixas finas demais, vale usar a ferramenta apenas para estilizar, criando movimentos assimétricos e para dar aquele up no visual.

É importante lembrar que para manter o estilo do corte desfiado e as pontas assimétricas, é necessário voltar ao salão a cada dois ou três meses, no máximo. Do contrário, o cabelo vai ganhar comprimento e volume, perdendo o charme do movimento.

Consigo combinar o corte com navalha e tesoura?

Corte com Navalha e Tesoura | WFHair

Após tornar-se adepta aos cortes com navalha, você não precisa abandonar os cortes com tesoura. Uma ótima opção é unir as duas ferramentas, principalmente para quem possui muito volume nos fios, e quer um corte que dê mais leveza ao rosto. Usados juntos, os acessórios permitem realizar um corte geométrico, sem que o volume dos fios atrapalhe na definição da forma, ou faça você ser completamente dependente da escova de salão.

O importante é sempre procurar profissionais qualificados e aptos para realizar um corte com navalha, assim, você poderá desfrutar de todos os benefícios que só um corte desfiado pode te proporcionar.